A BIOSSPLENA pertence a um conjunto de redes de difusão de conhecimento e associações empresariais, que de forma colaborativa, compartilham suas pesquisas e experiências. Estas conexões permitem explorar cenários e acompanhar novas tendências, para a atualização constante e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos.

URBENERE – Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes (2015)

A rede temática URBENERE visa a transferência de conhecimento e de tecnologias, bem como a elaboração de estratégias, para o desenvolvimento de bairros urbanos energeticamente sustentáveis. Através da elaboração de material didático técnico-científico e da sua disseminação através de campanhas de sensibilização, jornadas, seminários, workshops, cursos de pós-graduação e de formação contínua, atingem diversos stakeholders (comunidade técnico-científica, empresas, políticos e sociedade em geral), agentes fundamentais para atingir o desenvolvimento.

Esta rede Ibero-americana é financiada pelo programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). A URBENERE é formada por sete universidades de países diferentes e empresas privadas da área de Urbanismo e Engenharia, incluindo a Biossplena. Esta formação tem vigência de quatro anos (2015-2018).

Saiba mais: civil.uminho.pt/urbenere/

CIRES – Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis (2018)

A Rede CIRES estuda cases de sucesso relacionados à sustentabilidade das cidades, cedidos por prefeituras, universidades ou empresas, com o objetivo de replicar o processo em outros locais. As atividades da rede concentram-se, principalmente, no compartilhamento destes experimentos positivos e na capacitação de gestores e profissionais da área, visando a aplicação prática de estratégias e planejamentos de sustentabilidade, a curto, médio e longo prazo.

Esta rede Ibero-americana é financiada pelo CYTED – programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. A formação da rede tem vigência de quatro anos, (2018-2021), e é formada por nove universidades de sete países, nove municípios beneficiários, uma ONG e duas empresas da área de Urbanismo e Engenharia, incluindo a Biossplena.

Saiba mais: www.cyted.org/cires

PROJETO 20-50 – Grupo de Estudos (2015)

Conjunto de empresas e consultores que tem como objetivo gerar estudos e sensibilização acerca do futuro das cidades e pessoas até 2050. O grupo sediado em Novo Hamburgo – RS foi criado em 2015, contribuindo na difusão do conhecimento e competências em planejamento estratégico, inovação e tecnologia, estudos comportamentais, empreendedorismo, economia criativa, economia circular, smart cities e resiliência, dinâmica urbana e lideranças empresariais.

G-30 / Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Empresarial e Econômico / Serra Gaúcha (2017)

Grupo líder em estratégias, ações e investimentos para impulsionar e planejar o turismo na região da Serra Gaúcha (RS). É afiliada da rede G100 Américas no Brasil, fundado com o propósito de oferecer aos principais líderes do país um ambiente para autodesenvolvimento e oxigenação das relações pessoais e corporativas, por meio de encontros para discussão de temas que geram preocupação aos seus membros. Na Serra Gaúcha, o grupo possui 30 cadeiras compostas por empresas representantes das principais áreas da indústria do desenvolvimento turístico. A diretora executiva da Biossplena, Giovana Ulian, é membro Titular cadeira 11.

ADIT / Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil

Fundada em 2006, a ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento dos mercados imobiliário, turístico e urbanístico, dentro das melhores práticas nacionais e internacionais. Com grande atuação na educação, conscientização e capacitação do mercado, a ADIT também é reconhecida pelo forte network e geração de negócios que propicia aos seus associados, presentes hoje em 18 estados brasileiros.

A ADIT Brasil realiza anualmente quatro seminários que são líderes em seus segmentos. Ainda, promove cursos, reuniões de melhores práticas, publicações de livros e revistas, missões técnicas nacionais e internacionais. Em maio de 2018, a Biossplena, representada pela Diretora executiva Giovana Ulian, participou da missão Técnica ADIT, visitando um conjunto de empreendimentos em Alabama, Georgia e South Carolina nos Estados Unidos, além da participação no CNU26 – Congress for the New Urbanism em Savannah.

Saiba mais: www.adit.com.br/quem-somos/

Saiba mais: www.cnu.org/cnu26

IDEMER / Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional

Fundado em 2011, o IDEMER – Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão apoiar o setor público para promover o desenvolvimento municipal e regional equilibrado. Suas áreas de atuação abrangem as diversas escalas do território, realizando consultorias sobre planejamento urbano, infraestrutura, meio ambiente, turismo, coesão social e qualidade de vida. É responsável pela organização do evento anual de difusão de conhecimento nomeado “Cidades em Transformação – Diálogos entre atores da cidade para a inovação”.

Atualmente, possui certificação OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que é uma qualificação jurídica atribuída pelo Ministério da Justiça a entidades privadas que atuam em áreas do setor público com interesse social. É formado por uma equipe multidisciplinar, englobando as áreas de Ciências Sociais, Engenharia e Comunicação. Conta com experiência a atuação a nível nacional e internacional, no setor público e privado, dentro da qual os profissionais da Biossplena fazem parte.

Link: http://www.idemer.com.br/